Socorro, Hermione: como faço para conseguir um vira-tempo?


Tenho 23 anos e todo começo de semestre é a mesma novela. Já estou perto de me formar e, sério, até hoje eu não aprendi como me organizar direito. E olha que sou uma das mais organizadas que conheço! E eu me esforço, pesquiso em milhares de lugares, leio matérias sobre organização, artigos e blogs com dicas (quase sempre iguais) sobre como colocar os meus horários em ordem.Tudo inútil! Já tentei milhares de aplicativos, para notebook e para celular, sincronizado com e-mail, nuvem e tudo mais que possa imaginar. Todos duraram apenas alguns dias e foram totalmente inúteis. Ao invés de me ajudarem a aproveitar meu tempo, só me fizeram perder ele, aprendendo a usar e tentando organizar tudo. É frustrante! A agenda de papel também já foi alternativa, todo ano gasto meus 10 reais na compra de uma, que fica parada pelo menos metade dele (ou mais). É sério isso! Eu me sinto completamente imbecil na tentativa de deixar as coisas da rotina organizada. E o meu cérebro sozinho, infelizmente, não dá conta de lembrar de tudo. E olha que ele ajuda bastante, porque se dependesse de outra coisa eu estaria completamente perdida. 

Agora vai começar mais um semestre e aqui estou eu. Uma semana antes, em busca da solução para esse problema que me assombra. E, mais uma vez, completamente perdida. Encontrando soluções que não dão conta de organizar as minhas atividades diárias. Quando eu começo a pensar no tanto de coisa que preciso organizar, eu já me perco: matérias da faculdade (todo semestre com horários e locais novos), grupo de pesquisa (com reuniões, leituras e escritas para realizar em prazos), apresentações de trabalhos (da pesquisa e da faculdade), freelas e provas. Isso sem colocar na conta as minhas séries, os livros, os textos que escrevo por hobbie, a tentativa de fazer um livro... Ah, ainda tem a academia, as atividades físicas, a alimentação (cozinhar, colocar na marmita, lembrar de descongelar a comida do dia seguinte, fazer as compras), arrumar a casa, lavar roupa, cuidar da gata... Tem mais? Ah, tem a vida pessoal, né? Festas, relacionamento, aniversário dos amigos, familiares... Parece até que sou importante, e não sou. Imagine para quem é! 

Não vamos falar da organização do caderno da faculdade, né? Compra um de 10 matérias e se torna grande demais para carregar todos os dias. Compra um de 1 matéria e não consegue separar os conteúdos sem virar uma zona de guerra. Usa folhas avulsas e se perde na linha de raciocínio. Putz! Toda vez os mesmos dilemas e os vários dinheiros gastos nas mesmas ferramentas de papelaria (que deviam ajudar, mas que não consigo usar de uma forma decente). Aí encontro aquela coleguinha que é genial, ela simplesmente consegue ter tudo anotado e nunca esquece de nenhuma data importante. Sem falar que ainda consegue malhar, se alimentar direito e estar sempre lindamente cuidada. Como que ela faz para o tempo dela dar para tudo? Vou na fonte, converso, tento aprender. Incrível, ninguém nunca sabe como é que fez para conseguir, seria então uma habilidade natural que eu não tenho?

Queria me dar ao luxo de não pensar sobre nada disso. 
Vai, Mari, não grila tanto, só faz e deixa as coisas irem acontecendo. 
Como? Não posso esquecer das minhas obrigações e, sem saber o que tenho para fazer, acabo deixando tudo para cima da hora. Obviamente, isso não dá muito certo. Então, como eu posso simplesmente deixar para ver o que acontece? Será que aprender a se organizar é algo tão difícil assim? 

Passei anos na escola, vi milhares de assuntos diferentes e, obviamente, já esqueci um monte deles. Conteúdo inútil! Já cheguei a ter mais de 12 matérias na escola: Matemática A e B, História A e B, Literatura, Redação, Português, Sociologia, Filosofia, Biologia, Espanhol, Química, Física... É claro que não dei conta de tudo. E justamente por isso não consigo me lembrar de um monte de coisa que teoricamente estudei. Toda essa lógica é uma grande droga! Apesar de tantas matérias, milhares de exercícios e atividades extras, ainda assim, ninguém se preocupou em ensinar para gente como administrar a coisa mais preciosa que temos: nosso tempo. Como eles querem que os alunos cumpram todas as obrigações e deem conta dos conteúdos se não ensinam para eles a única coisa que, por toda nossa vida, precisaremos saber? Administrar o tempo não é para ser uma habilidade inata. Se fosse simplesmente para escolher como gastar nosso tempo, com certeza, a maioria das atividades que desempenhamos não entraria na lista. Além disso, trata-se da possibilidade de ter uma vida mais saudável. Ter tempo para dormir, relaxar um pouco vendo uma novela ou qualquer coisa que te agrade. Praticar as atividades físicas sem estar desesperada pensando no que falta fazer para o dia seguinte. Ter um final de semana com menos preocupações. Sério! Tudo isso depende de uma boa administração de tempo. Então, não seria esse assunto mais importante do que o Teorema de Pitágoras? 

Bom, vou continuar na saga. Visita à papelaria agendada para daqui a pouco. Milhares de abas abertas sobre organização e gerenciamento de rotina. Quem sabe dessa vez vai... Se eu perder a esperança de que sou capaz de achar o vira-tempo da Hermione, como vou fazer para continuar exercendo as mil funções que desempenho? Deve ser melhor desistir de almejar uma carreira, realizar sonhos e, o (pelo visto) menos importante, v-i-v-e-r!










Comentários